Lado K

Aquele lado do Karamba, do Kct e "K"etc., que assim como vocês, eu também tenho.

sexta-feira, outubro 21, 2005

Você É O Que Você Veste?

E não me venha com o papo de que você não repara nos outros. Se encosta um ser humano meio “estranho”, você não fica com medo? Ahã! Somos todos preconceituosos, muito embora precisamos estar sempre de antenas ligadas, afinal, a violência está aí e precisamos nos manter a (no mínimo) vinte metros de distância de qualquer suspeito. Ele piscou o olho, a gente corre.
Mas se a cena se restringisse a apenas uma ou outra suspeita na rua, tudo bem. O duro é ouvir aquela história que um senhor entrou na loja de eletrodomésticos mal vestido e de chinelos nos pés. Nem sequer foi atendido, e quando procurou um vendedor para saber o preço de uma televisão, este o maltratou questionando sua situação financeira. Bem, o "pobre" homem simplesmente se dirigiu ao gerente, pediu a TV e retirou um calhamaço de dinheiro do bolso. Pagou à vista. E o vendedor, com cara de pamonha azeda, deve ter levado no mínimo uma advertência do chefinho, ou quem sabe foi demitido e processado. É...
Sabe que as vezes eu acordo com vontade de ficar o dia todo largadona, deitada no chão da sala, de pijamas, ouvindo rock e planejando minha futura casa? Mas eu tenho de sair para trabalhar, como todos nessa arena capitalista. Abro o guarda roupa e visto o primeiro farrapo sem defeitos visíveis que encontro. Para que se arrumar hoje? Só me arrumo em ocasiões especiais, em alguns dias de inverno ou quando eu estou mais feliz do que de costume. Para que glamour na rotina? Abro a porta e saio. E parece que continuo de pijamas.
Tenho a impressão de que para algumas pessoas, é obrigação ostentar um colar de pérolas ou um prendedor de gravatas dourado todos os dias. Claro que estou falando dos que não precisam se trajar a rigor de segunda a sexta. Estes constituem a nata do preconceito na sociedade, e nós outros herdamos o reflexo deles. E sou prova de que estou falando com razão: Quando me arrumo pra ir a algum lugar, sempre escuto um "oi, gatinha", as crianças olham boquiabertas, as colegas elogiam. No dia que eu estou "fuleira", sou um zero à esquerda. Acho que vou virar criminosa: na hora do crime eu vou toda largada, aí depois eu vou para casa, me arrumo e quando eu voltar à rua novamente, não serei mais reconhecida. Posso adotar várias identidades no submundo do mal vestir. Interessante.
Não estou fazendo qualquer apologia ao "fuleirismo" ou me esquivando de acusações por “preconceito indumentário”. Primeiramente estou aqui para reconhecer que em algum dia da minha vida também já olhei torto para algum colega mal vestido, e não foi bacana. Em contrapartida, eu sei que não é legal andar “esfarrapada” por aí, mas se Adão e Eva vestiam aventais de folhas de figueira e hoje eu estou aqui de jeans e camiseta, estou melhor do que eles. Não quero que me julguem pela minha roupa. Não tenho dinheiro para comprar roupas todos os dias e nem sempre visto o que gosto. Eu definitivamente não sou sempre o que visto! Eu sou toda e completamente eu mesma na hora do meu banho, and that's all. E digo que estou bela todos os dias.
Tem gente que se arruma pra ganhar emprego, tem gente que se arruma pra atrair namorado, tem gente que se arruma para parecer rica. Eu me arrumo quando eu quero. Se o meu chefe acha ruim ou se os meus vizinhos me acham pobre, azar o deles. Quanto ao namorado, noivo ou marido, ele vai chegar sem precisar que eu me arrume para isso. Quando eu estiver chique, claro que ele vai gostar e elogiar, mas quando eu estiver com aquele vestidinho velho meio amassado, bem, pode ser uma deixa para ele me despir com mais facilidade...

1 Comentários:

  • Às 6:45 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Uhu!
    Primeiro!!!
    Uau... muito legal o texto.
    Isso acontece mesmo...
    Então... eu crio minha moda...
    Às vezes uso calça jeans com camisa social e tênis surrado
    Tõ nem aí pra quem fala...
    Citando uma música do SILENCE THE FOE: "A moda cria a falsidade"

    Fui!

    METAL BLESSINGS!!!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial